Análise Need for Speed Shift

Publicado: dezembro 23, 2009 em Analises, Jogos, PC
 
Dirigir pelo asfalto de Nürburgring nunca foi tão assustador, e divertido!
Convenhamos: os últimos títulos de da série Need for Speed bem que tentaram, mas não conseguiram entreter os jogadores por um longo tempo. Em vista disso, a Electronic Arts deu um bom descanso para a franquia, que ficou praticamente um ano sem novas versões.

Agora, para desenvolver o novo título, a EA recorreu à ajuda do pessoal da Slightly Mad Studios, que conta com o talento de pessoas que ajudaram a construir os tradicionais GTR e GT Legends, ambos títulos para PC.

E dessa mistura entre uma série completamente Arcade com um estúdio especializado em realismo saiu Need for Speed SHIFT, que promete combinar o melhor de dois mundos. Será mesmo possível?

Sem enrolação

Em primeiro lugar, o foco do título é todo na jogabilidade e nas corridas, sem dar espaço para o mínimo de história. Os vídeos de abertura se resumem a mostrar os carros pelas pistas com alguns efeitos, sem qualquer narrativa. E como não temos história, o modo de carreira é todo construído sobre eventos.

Estes eventos são compostos por corridas simples contra adversários, provas por tempo, duelos entre máquinas, competições por territórios de fabricantes ou ainda o famoso modo de Drift, que voltou mais difícil que nunca (você verá abaixo o que achamos dele).

Junto com as suas colocações (que se transformam em dinheiro para a aquisição de novas partes ou de novos carros), entra também o sistema de estrelas, fornecidas para cada objetivo completado durante as provas, tais como seguir o percurso por 75% do tempo ou por obter determinada pontuação. Estas mesmas estrelas servem para abrir novos eventos e mais classes de potências.

Você é agressivo ou preciso?

Outro fator crucial da campanha de SHIFT é o sistema de níveis, de um a cinquenta, com os quais o jogador garante acesso às grandes competições, a novas pinturas e outras vantagens. Vale notar que os pontos para os níveis são dados de acordo com as suas manobras e ações, divididas entre agressivas e precisas.

Com a estrutura básica do jogo explicada, vamos ao que mais chamou nos chamou a atenção, para bem ou para mal!

Aprovado

Do que nós gostamos

De acordo com as suas habilidades

Antes de partir para a pancadaria, a primeira coisa que você fará será o teste de habilidades, obrigatório antes do início do modo de carreira. Não se assuste, pois ele é muito rápido e determina se é necessário que você jogue com as assistências ou não.

Se os resultados finais não agradarem (como em nosso caso, no qual a simulação de dano ficou marcada apenas para visual), apenas altere o que desejar. Simples, rápido e fácil.

Velocidade de dar medo

Como comentamos em nossos testes preliminares, a sensação de velocidade passada por Need for Speed SHIFT é uma das mais intensas que já vimos em jogos de corrida, principalmente quando a visão acionada é a de dentro do carro (de cockpit).

Isso ocorre porque a câmera trabalha de acordo com os movimentos do carro, retratando acelerações bruscas, freadas e curvas de risco. As pistas também não são tão planas, o que faz com que o carro balance bastante em certos trechos, passando a sensação de que você perderá o controle a qualquer instante.

Para dar um toque especial, os desenvolvedores ainda aplicaram desfoque seletivo à tela: em altas velocidades o painel e as laterais ficam borradas, enquanto seus olhos ficam grudados no asfalto e no trajeto. O segredo do sucesso aqui é o exagero da realidade.

Os sons das feras

E como complemento a todas estas reviravoltas da câmera temos o trabalho fenomenal com os sons dos motores dos carros, mais agressivos que em qualquer outro título de corrida que já testamos.

Durante as largadas e retomadas os veículos praticamente ganham vida. É como se eles estivessem partindo para uma guerra. E na hora das colisões é ferro contra ferro, nada de sons de batidas ocas.

Errou, levou!

Se você não estiver habituado com os controles ou se costuma exagerar na dose de velocidade nas curvas, é melhor manter os assistentes ligados, pois as colisões são realmente duras. Pequenos toques em barreiras podem resultar em reduções bruscas de velocidade, sem contar a perda do controle e os danos ao carro, causados por impactos subsequentes.

Tentar usar os adversários para fazer as curvas também é arriscado, já que uma entrada em falso pode mandá-lo direto para a brita. E saiba que as laterais da pista realmente atrapalham a direção, fazendo com que o veículo deslize e salte pelos buracos. Praticamente não há vantagem em tentar cortar as curvas por isso.

Para terminar bem a penalização pelos erros, os impactos fortes o deixam desnorteado e tonto. Enxergar a pista nestas horas não é fácil!

Inteligência artificial vingativa

Cansado de jogos com carros bobos que apenas seguem uma trajetória pré-definida? Nós também, e por isso estamos felizes com o que vimos neste título da série. Algumas das rotinas podem não ser visíveis nas primeiras corridas em dificuldade mais baixa, mas basta chegar até a terceira série para que a competição comece de verdade.

Os adversários vão brigar não só com você pelas colocações, mas também entre si (o que de vez em quando resulta em acidentes generalizados pela pista).

Atitudes agressivas serão revidadas nas piores horas, o que significa que alguém tentará jogá-lo para fora da pista nas curvas.

Pistas inteligentes

Além de circuitos reais como Laguna Seca e Nordschleife, Shift traz até o jogador uma série de circuitos fictícios, garantindo — ao lado do sistema de níveis e missões — muitas horas de duração para o modo de campanha.

Mas o melhor de tudo é que não se tratam de traçados planos e previsíveis, muito pelo contrário: curvas fechadas sem visibilidade, seguidas de descidas, subidas violentas e ondulações realmente estressam (no bom sentido) a habilidade do jogador que está por trás da tela a todo instante. É difícil achar alguma pista que não requeira atenção total.

Online sem lag

A porção online do game é dividida basicamente em dois modos, que são Versus e Driver Duel. Pelo primeiro, você pode competir em corridas tradicionais contra oito adversários de uma só vez, em salas que contam para a pontuação global da EA ou não. Cada um leva seu carro!

http://www.youtube.com/v/GD14zWvdATY&hl=pt_BR&fs=1&hd=1

Agora, se você realmente quer ser o melhor, a opção é certa Driver Duel. Nestas corridas entram apenas dois carros iguais, mas em pistas aleatórias. O vencedor vai progredindo pelas chaves do campeonato até chegar à final.

Mas o mais legal é que a jogabilidade visceral é mantida intacta no modo online, isto é, você pode partir com tudo para cima dos outros jogadores, rodá-los nas curvas com toques nas laterais e até mesmo acabar com a corrida de alguns com colisões violentas. Apenas tenha em mente que eles podem fazer o mesmo a você.

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